27/10/2008

UCAM - MBA em Gestão Comercial

OBJETIVO DO CURSO

Qualquer pessoa que galga no escalão na área comercial, seja ele um supervisor ou um superintendente comercial, deve ter um profundo conhecimento sobre a empresa, a concorrência, os produtos e o mercado em que trabalha; visto ser esse o sucesso de sua empreitada. A experiência é específica de cada individuo; contudo, técnicas adequadas para estruturar informações de mercado, de forma a melhor aproveitar as oportunidades, podem ser aprendidas, seja em livro ou em sala de aula. Conhecer profundamente o mercado é de extrema importância para qualquer gestor, mas esta não é uma condição única para o administrador e seu sucesso. Para gerenciar com sucesso há de: conhecer: seus concorrentes, as características do cliente, as vantagens competitivas, as ameaças, os pontos fortes, os pontos fracos, o canal de distribuição, os custos, a necessidade de caixa, a rentabilidade, quando e onde deverá obter os recursos financeiros. Saber explicitar a estratégia do negócio, ter uma avaliação do futuro com maior reflexão, comunicar ações operacionais de forma mais clara e permitir avaliar “a posteriori” quais os tropeços podem ser evitados no futuro, é objetivo quanto ao aprendizado no curso. Em outras palavras, ao término do curso você estará apto a mapear um negócio, agindo como um executivo ou consultor de negócio, visto que você terá desenvolvido e aprendido:

• Visão estratégica;
• Instrumentais, que permitam uma maior eficiência no processo decisório;
• Capacidade de analisar, estruturar e sintetizar as informações relacionadas à gestão comercial;
• Habilidades pessoais em comunicação, planejamento e liderança.
Diferentemente dos demais cursos de pós-graduação, seu programa foi desenvolvido com base no projeto prático, ou seja:
• Capacitar os participantes a dominar informações e tecnologia para desempenhar suas funções com novas práticas de marketing, negociação, finanças e RH;
• Oferecer uma perspectiva avançada dos conceitos e práticas comerciais e discutir, dentro de um enfoque gerencial, as decisões que os profissionais ligados à área comercial, precisam tomar para adaptar os objetivos e recursos de suas empresas às necessidades e oportunidades do mercado em uma economia pós-moderna;
• Formular estratégias complexas de negócio através dos conceitos e instrumentos para a análise do ambiente em constante mutação.

A QUEM SE DESTINA
• Profissionais da área comercial que desejam obter formação acadêmica em gestão.
• Profissionais que aspirem a cargos executivos na área comercial em suas empresas e que demandem além de experiência, sólidos conhecimentos de marketing, finanças e pessoas.
• Profissionais da área comercial que sintam necessidade de reciclagem."

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