28/10/2008

Botnets - Especialistas na luta contra pcs zumbis

"Em uma sala sem janelas, no conjunto de edifícios que abriga a sede da Microsoft em Redmond, no Estado de Washington, T. J. Campana, um investigador de crimes da computação, conecta um computador desprotegido e acionado por uma versão antiga do Windows XP à Internet. Em menos de um minuto a máquina está sob o controle de alguém. Um programa remoto que circula pela rede assumiu o controle do computador e fez dele um "zumbi".

O computador em questão e outros zumbis são integrados a sistemas conhecidos como "botnets", unindo computadores domésticos e empresariais em uma vasta rede de robôs que obedecem aos programas automatizados que os capturam e respondem pelo envio da maioria das mensagens de spam, por esforços de obtenção ilegal de informação financeira e pela instalação de software maléfico em ainda outros computadores.

As botnets são um dos flagelos da Internet. As redes de zumbis em operação criadas por um submundo criminoso cada vez mais ativo ultrapassaram a marca do meio milhão de computadores, no mês passado, de acordo com a shadowserver.org, uma organização que rastreia botnets. Ainda que especialistas em segurança tenham reduzido a avaliação para cerca de 300 mil máquinas, isso ainda representa o dobro do total encontrado um ano atrás. O número real pode ser muito mais alto.

Investigadores da Microsoft, que dizem acompanhar cerca de mil botnets em caráter permanente, afirmam que as redes maiores controlam milhões de computadores." (Continua)

Fonte: tribunadonorte.com

Nenhum comentário: