29/03/2011

26 Desculpas para utilizar Linux

Resolvi escrever este texto por que sou contra qualquer tipo de radicalismos, seja religioso, político, esportivo, ou cultural. O mesmo se aplica ao uso de software de aplicativos e sistemas operacionais. É incrível, mas existe shiitismo até para o Linux. Fui usuário de Linux por opção por mais de uma década, e tudo que li neste link pra mim é um absurdo, e, ao invés de devolver por email a quem originalmente me remeteu, preferi publicar aqui e me sujeitar às flames. (contraditório, não?)

Bom, é preferível, para ter um completo entendimento do texto abaixo, que o leitor tenha dado uma boa olhada no que foi dito aqui. O texto que segue é puro rebate do que foi desenvolvido em "Por que Linux é melhor", título original "Why Linux is Better".


A leitura indicada é um resumo com 26 razões para utilizar Linux como sistema operacional em seu computador pessoal. Abaixo, eu inicio com o título original em português, e após, minha crítica pessoal.

- Esqueça os vírus: MENTIRA, até Linux pode ter vírus, e o mesmo usuário com pouca experiência que usa o Windows, Mac ou outro SO com usuário administrador corre os mesmos riscos quando o fizer no Linux.

- Seu sistema é instável? HÃ?!?!!? Até onde sei desde o Windows 2000 o SO já é muito estável, o problema são sempre as aplicações imaturas e com poucos controles de erros. E no Linux é a mesma coisa, se não pior.

- O Linux protege seu computador: De que? De quem? Só se for de usuários imaturos. Os mesmo spywares, adwares e vírus rodam no Linux, com o agravante que no Linux, com as devidas permissões você faz muito mais estrago. Digo isto porquê geralmente as distribuições Linux vêm com compiladores de diversas linguagens e muitos serviços pré-instalados, o que permitiria criar armadilhas ou executar uma gama de malwarez muito maior que em um Windows por exemplo.

- Não pague 100$ dólares pelo S.O.: Por quê? Nem é caro. Alias o custo benefício é excelente, dado o suporte e garantias a que se tem direito. Algumas distribuições Linux são fechadas e tem preço, outras não tem preço, mas também não tem garantias. O que você prefere?

- Liberdade: De que? A prerrogativa da "desculpa pra usar Linux" é que “se a Microsoft sumir”.....essa eu mal terminei de ler, chega a ser cômico. Todas as distribuições Windows tem prazo de validade, tempo de vida, garantias,etc. Então a Microsoft nunca irá sumir. Mais que isto, a Microsoft te da a garantia de que vai continuar lá por XX anos no momento da compra. E nem me venha falar em licença GPL, porque software até pra controladora já tem licença GPL. A Microsoft ainda lhe disponibiliza o Visual Studio Express para desenvolver o que quiser for free. Fora outros mecanismos de desenvolvimento e distribuição de forma gratuita como no programa da XBLive. Até o momento da distribuição dos jogos para XBOX o desenvolvedor independente não paga nada. (Aqui a Sony perde feio.)

- Quando o sistema é instalado, por que você ainda precisa instalar coisas? Porquê você quer mais que um S.O., você quer uma plataforma de trabalho, entretenimento, escritório. E o S.O., é só o S.O. No Linux a "vantagem" da existência de diversos pacotes de softwares(naquela distribuição) que você geralmente não vai utilizar é mera corrida dos ratos. Sempre vai existir uma meia dúzia de programas que não vão estar lá, que os programadores que são responsáveis por escolher os pacotes não irão incluir, e que você vai precisar instalar. Claro que isto não é um problema, e também não é um motivo para não usar Linux. :P

- Esqueça os drivers: Tá maluco? Como assim? como gamer e como usuário avançado estou semanalmente no site do fabricante procurando por um driver mais novo que me trará mais desempenho. Não posso esquecer que um driver genérico pode me trazer apenas 10% do desempenho de um hardware que paguei muito caro. Por isso é fundamental lembrar sempre dos drivers para os diversos componentes de hardware de seu computador e verificar se esta sempre utilizando o melhor para o seu caso, e nunca deixar um sistema de pacotes escolher pra você.

- Atualize todos os seus programas com um simples clique: Não entendi!?!?!?! Estamos falando de Windows, Mac ou de Linux? Como usuário de MacOSX e Windows7, posso ser enfático, não existe sistema de atualização mais simples e prático que o do Mac, ou mais robusto, informativo e eficiente que do Windows. No Linux depende sempre da distribuição, da universidade mais próxima, etc. Não é profissional, e existem parâmetros demais para aquilo não estar funcionando naquela "terça feira corrida".

- Por que copiar programas ilegalmente se você pode consegui-los de graça? Pura HIPOCRISIA. O que faz parecer que o Linux não possui pirataria é a falta de mercado. Por isto não existem (ou são muito poucos) programas pagos para Linux. Mas, até onde sei, são diversos os programas rodando ilegalmente no escritório ou na casa daquele super-power-hardcore usuário Linux com Wine e VMware. Então, pura hipocrisia, pois não só existe pirataria no Linux, como existem mais hipócritas.

Precisando de programas novos? Não se aborreça, procurando na internet, o Linux pega pra você. Nossa! Essa desculpa nem faz sentido. Todo mundo conheça Superdownloads, ou Baixaqui, e todos sabem que nestes sites o domínio é de aplicativos Windows. Há, o Linux faz automaticamente pra você? Será que você não precisa também de um clone pra trabalhar por você?
Salte para a próxima geração de desktops: MANCADA! Quem copiou quem? Você sabe? Dizer que a próxima geração de desktops foi trazida ou é de domínio das distribuições Linux é pura mancada.
*Mesmo assim, a Microsoft que sempre manteve as distribuições Windows com uma interface simples sabe que um gerenciador de janelas 3D ou dificulta o trabalho, ou é pesado demais pra rodar naquele desktopzinho. Eu usei gerenciador de janelas 3D no Linux por 5 minutos. “UAU! Muito bacana!” Depois de 3 “paus”, cansei e desinstalei. E não por causa de bugs, não é usual mesmo. (gosto pessoal)

Sua vida digital parece fragmentada? MENTIRA! Linux também precisa desfragmentar disco. E dependendo do sistema de arquivos e dos arquivos de trabalho o problema pode ser ainda mais grave. Pior, Linux não tem desfragmentador nativo, eu resolvi em toda minha carreira meus problemas de fragmentação de sistema de arquivos no Linux copiando arquivos de um lado pra outro, e formatando partições....eita vida de m****.

Escolha o visual da área de trabalho. Ops! Isso não é só no Linux? Outros S.O.s como Windows e Mac também permitem este tipo de customização. E o mais bacana? É perceber que a melhor otimização no gerenciador de janelas Linux (GNOME ou KDE) é aquela que a deixa mais próxima do Windows.  Melhora usabilidade.

Por que seu Windows fica mais lento dia após dia? Seu computador, independentemente do S.O., ficará mais lento dia-após-dia se você continuar pegando adwares, vírus, worms, rootkits, instalando componentes desnecessários no browser, instalando programas que rodam em background, e não fizer manutenção nenhuma de sistema quanto à desfragmentação de disco, arquivos temporários, etc. ISTO NÃO É UM PROBLEMA DE WINDOWS é problema de usuário. E ocorre no Linux.

Faça algo pelo meio ambiente: Mas não seja HIPÓCRITA! Se você se registrar no site do Ubuntu hoje receberá em casa copia em DVD, mais caixinha, em casa. Ou seja, MENTIRA! Se quiser ser consciente, envie todo o material reciclável independente da origem para as empresas que reciclam. Não utilize combustíveis fósseis. Diminua o consumo de plástico. E principalmente, descarte aquele pczinho, que roda um linuxzinho a mais de 10 anos, corretamente, e não no lixo comum. Componentes e peças de computador são manufaturados com metais pesados que poluem gravemente o meio ambiente.
Sem invasões no seu software: Bom, é fácil criar “complôs internacionais”, falar sobre “área 51”, dizer que o governo brasileiro escondeu o “ET de Varginha”. Mas, se você tem meio cérebro vai saber que ninguém tem nada a provar, e que seria muito fácil descobrir a verdadeira verdade. O mesmo ocorre quando se trata de roubo de informações do seu computador pelos fabricantes de software (Microsoft, Apple, Ubuntu, RedHat, etc) por programas acessórios ou pelo próprio S.O. Uma empresa de renome nunca iria criar um risco enorme para si própria tentando descobrir se seu usuário final usa Photoshop ou Gimp, ou que tipo de pornografia ele anda vasculhando. Alias, elas até perguntam se podem reter alguam informação e lhe mostram qual é. Claro que, se algo sai pela rede de seu computador, facilmente pode ser detectado. Ou seja, esta “desculpa” é SEM PÉ NEM CABEÇA.
Desfrute de suporte grátis e ilimitado: MENTIRA! Nem existe suporte grátis (vide Red Hat) e nem ilimitado (vide Conectiva, risos....) Esse suporte Ad Hoc, entre usuários, ocorre para todos os aplicativos e S.O.s. Existem mega comunidades para todo tipo de software de aplicativos no mundo todo. São eles fóruns de discussão, blogs, e muito mais. Um ótimo exemplo é o que ocorre com o PHOTOSHOP. Mas posso chamar isto de suporte gratuito? Talvez quem criou esta idéia (suporte ad hoc) nunca tenha recorrido ao suporte da Apple no Brasil e não sabe o que é suporte de verdade. ;) Quando comprei meu primeiro computador, meu vizinho foi a pessoa que me prestou mais “suporte”, mas quando meu disquete original de Windows 3.11 para workgroups deu pau, ele não pode fazer nada. Ele não era o suporte oficial do produto.

Muitas janelas? Use desktops virtuais. Muitos desktop virtuais? Use aplicações combinadas na barra de tarefas. BALELA! Não posso, e nunca escolhi usar Linux na minha vida por causa de um item como este.

Relatando Bugs: Rezar e espera? O sistema de bug reporte da Microsoft evoluiu tanto que hoje ele me devolve um link em português para a solução do meu problema. No Mac eu não só posso submeter os bugs diretamente para a Apple, como ainda posso enviar uma descrição das minhas atividades no momento do problema. Cool!!!

Cansou de reinicair seu computador toda hora? Devo confessar que algumas das atualizações no Windows Update (e mesmo no Mac) ainda necessitam reiniciar o sistema para ter certeza que o mesmo estará utilizando as novas bibliotecas, executáveis ou drivers instalados. Não é sempre, mas ainda acontece. Mas isto ocorre também no Linux. Claro que o Linux, para usuários avançados, permite reiniciar subsistemas um-a-um e fazê-los utilizar a novas atualizações. Aqui eu perguntaria: é mais produtivo 1 minuto deixando o seu SO fazer o trabalho ou 5 fazendo tudo manualmente. Mais que isto, eu sou capaz de atualizar meu sistema e aplicativos no Windows e não precisar reiniciá-lo por completo, mas não recomendo ao usuário comum, pois dá o mesmo trabalho que no Linux e não tem tantas garantias de que reboot full (você sempre esquece alguma coisa ).

Deixe seu computador velho ter uma segunda vida: Sim, com certeza ver aquele PCzinho, que você gastou na data de sua compra 2K e agora não vale nem 400 pilas, trabalhar mais algum tempinho é no mínimo gratificante. Mas, o que ele vai rodar? Quem vai trabalhar nele?
Meu pai hoje utiliza um notebook usadinho que foi meu. Como ele não tem condições de utilizar Linux, instalei um XP (mais algumas medidas de segurança) para ele ler seus emails, escrever alguns textos e consultar a Internet. Ou seja, mesmo com sobrevida, existe produtividade? Conheço muito usuário hardcore com seu “computador para todos” rodando Linux e tendo alguma produtividade, mas não é regra, e não deve ser levada como desculpa para usar Linux, apenas mais opção.
*existem sim diversos servidores no mundo todo usando Linux (e que não é a maioria), mas como profissional experiente em administração de redes e sistemas, dizer que um serviço não sai do ar por causa de reboot é balela. Os servidores não saem do ar por falta de manutenção programada, isso sim.

Jogue centenas de jogos de graça: Bom, eu jogo centenas de jogos de graça no meu Iphone. Meu compadre jogar centenas de jogos de graça no seu Androide. Existem centenas de jogos de graça para todas as plataformas, e é incrível ver como existem hoje em dia para Linux também. Digo isto por que o Linux não foi feito para jogos. Seus drivers de som e vídeo não são otimizados e a maioria dos games são cópias de jogos para Windows e Mac. Se você quer jogar advergames, vá para a web e para dispositivos móveis. Se você que jogar jogos hardcore vá primeiramente para o PC, e em segundo lugar para o Mac, que já tem suporte ao STEAM (Valve). Mas, não vá para o Linux por causa disso.

Ajude outros países, inclusive o seu: HIPOCRISIA! Você deixa de comer o chocolate importado? Beber a cerveja de outro estado? Usar o carro de montadora estrangeira? Os carros BR faliram no Brasil por falta de apoio! E você não vai deixar de utilizar software importado? Veja bem, você deveria sim apoiar o produto nacional e favorecer o crescimento do seu país, mas isto deveria ser para tudo, não só para software. Além do que, todo software estrangeiro paga impostos e divisas que são utilizadas pelo seu país em desenvolvimento. Mais que isto, todas estas empresas possuem filiais no Brasil e em diversos países do mundo oferecendo emprego e renda. Não seja hipócrita e não use Linux só para deixar de apoiar a Microsoft ou outro fabricante de software estrangeiro.

Use MSN, AIM, ICQ, JABBER, com um único programa: Muito legal! Claro que não vou usar Linux só por causa disso. Mesmo por que já existem outros programas que fazem o mesmo para outros S.O.s, como o iCHAT no MACOSX.

Tenha um ótimo tocador: Muito bom mesmo esse Amarok, já utilizei enquanto usuário Linux. Mas o melhor mesmo é o Winamp (opinião ultra pessoal). Para Mac não posso dizer que existe um “tocador” de músicas bom, existe o iTunes, mas o iTunes é muito mais que um simples tocador, é um plataforma...vale apena mesmo conferir.

Fique de olho no tempo: Quem adicionou este item realmente não sabe do que está falando. Até por que este tipo de informação está disponível em qualquer site de tempo. Eu mesmo não uso gadgets em minha área de trabalho por que priorizo desempenho das minhas workstations. Mesmo assim minha esposa (que é low profile em informática) me apresentou um novo “ad” no desktop do Windows 7 dela: fantástico, é o “Weather”. Assim como outros gadgets nativos do Windows 7 (desde o Vista) o Wheather também possui interface dinâmica, diversas opções de uso e de dados.

Para finalizar, gostaria de deixar muito claro que apoio o software livre, e apoio o esforço da comunidade em geral “pela ideologia”. Claro que o mundo não gira movido por ideologias, e no mundo da computação não é diferente. Cada caso é um caso, e principalmente cada SO tem seu papel e foi desenvolvido para tal.
Ser “shiita” e vir para a web dizer que Linux é melhor para tudo é balela. Seria muito mais importante aparecer aqui e dizer no que o Linux é forte, isto sim contribui fortemente pelo movimento Open Source, mas não tente me convencer disso.

2 comentários:

GustavoSchroeder disse...

Um dia li a seguinte frase num artigo que acredito ser de Sir Tim Berners-Lee que dizia: "Business is all about managing risk, if people don't let you control your own software it means you have given up on your own business!"
Assino embaixo.

Julio Dutra disse...

Eu também assino embaixo. Só não deixe os shiitas de plantão acharem que controle de software é sinônimo de Open source.